Trinta e oito pessoas foram formadas pelo Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre.

Projeto faz parte do Proadi, desenvolvido pelo Ministério da Saúde.

Curso gratuito de enfermagem qualifica profissionais para atuar no SUS na Capital A noite de quinta-feira (14) foi especial para 38 técnicos de enfermagem que concluíram o curso no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre.

Eles fazem parte da 10ª turma de formandos que estudaram de forma gratuita em projeto de qualificação de profissionais para atuar no Sistema Único de Saúde (SUS).

Moradoras da Restinga, na Zona Sul de Porto Alegre, Adriana e a Karina estavam sem perspectivas de futuro.

Mas descobriram que podiam se tornar profissionais da saúde, sem pagar nada.

"Eu estava quase entrando em depressão, não estava mais nem aí muito para as coisas", lembra Adriana Macedo de Campos, que teve a dica da irmã para se inscrever no curso.

"Não acreditei quando saiu a lista de todos os aprovados lá no final, acho que só caiu a ficha que eu tinha conseguido a bolsa no primeiro dia de aula." 38 formandos comemoraram a conclusão do curso de técnico de enfermagem em Porto Alegre Reprodução/RBS TV "A Karina que entrou era uma pessoa muito diferente da Karina que está saindo agora.

Com certeza hoje eu me sinto mais madura e preparada, não somente como profissional mas também como ser humano", avalia. Foram um ano e cinco meses estudando na escola técnica.

Além do curso, transporte, uniforme e materiais também foram totalmente gratuitos. "Eu aprendi que, por mais que as coisas estejam difíceis, sempre dá para a gente ver um lado bom", acrescenta Adriana. O projeto faz parte do Programa de Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi), desenvolvido pelo Ministério da Saúde, com objetivo de fortalecer o SUS e melhorar as condições de saúde da população. "Não é só um curso, são histórias de vidas e são profissionais que a gente acaba formando.

E são pessoas que vão cuidar de outras pessoas, então o cuidado começa já lá na seleção", destaca a diretora da Escola Técnica do Hospital Moinhos de Vento, Rosângela Maria da Rosa Vieira. "Talvez seja a primeira vitória da vida deles, de algo que eles foram em busca, construíram e vão usufruir o fruto disso", completa. Durante a formatura, a plateia se dividia entre sorrisos e lágrimas de colegas, amigos e familiares.

Expressões de orgulho de quem, agora, tem uma chance concreta no mercado de trabalho. "Semana que vem já começamos contato com o hospital e aí vamos seguindo um passo de uma vez", diz a formanda Maria Cristina Garcia.

"É a realização de um sonho! Amo cuidar de pessoas." Curso de técnico de enfermagem é gratuito e faz parte de programa do Ministério da Saúde Reprodução/RBS TV