Festival de Fotografia de Tiradentes está na 10ª edição e vai selecionar artistas do Acre.

Encontro será na Filmoteca Acrena, em Rio Branco.

Foto da Série Zoo, apresentada no Festival de Fotografia de Tiradentes, do artista João Cartilho Arquivo pessoal/João Cartilho O Festival de Fotografia de Tiradentes (MG) vai ter a participação de fotógrafos do Acre este ano.

Organizadores e curadores do festival estão no estado acreano para escolher os artistas que devem exibir os trabalhos no evento, que ocorre entre os dias 18 e 22 de março, em Tiradentes.

Um encontro com os organizadores e a equipe está marcado para ocorrer nesta quinta-feira (16), na Filmoteca Acreana, anexo da Biblioteca Pública do Acre, no Centro de Rio Branco.

O evento é gratuito e começa às 19h.

A caravana “Foto em Pauta na Estrada – Região Norte” viaja pelos estados do Norte em busca de fotografias sobre a região para exibição no festival.

O evento ocorre desde 2011 na cidade mineira.

Além de escolher os artistas, o grupo conta a história do festival em palestras e encontros para os participantes.

Está programado também apresentação dos trabalhos dos artistas mineiros Pedro David e João Castilho, curadores do projeto.

Festival de Fotografia de Tiradentes está na 10ª edição e vai selecionar artistas do Acre Divulgação “Vai vir o coordenador do festival, que vai apresentar toda programação, as maneiras para as pessoas participarem e, na sequência, tem os artistas que também são de Minas [Gerais], mas são responsáveis por fazer a curadoria e escolha dos artistas do Acre”, explicou a organizadora do evento no Acre, fotógrafa Talita Oliveira. Ainda segundo Talita, após as palestras, na quinta, vai ter o agendamento da apresentação dos trabalhos dos artistas locais que querem participar do festival.

“No dia seguinte, dia 17, vão fazer o que chamam de leitura de portfólio.

Vão agendar o horário específico com as pessoas interessadas, que vão trazer os trabalhos, vão conversar sobre o trabalho e vê se encaixa ou não no festival”, acrescentou.

A fotógrafa ressaltou que não há limites de vagas para participar do festival.

“Não tem ainda isso de fechamento [número de vagas], estão olhando os materiais e selecionando quantos vão participar.

Este ano, o festival completa 10 anos e, nas últimas duas edições, estão com esse projeto Foto em Pauta na Estrada, que circulam por regiões”, concluiu.