As imagens foram gravadas pelo guia de turismo Mica Souza, nesta sexta-feira (17), na Praia do Sancho.

Tartaruga perdeu uma das nadadeiras.

Tubarão persegue tartaruga em Fernando de Noronha, imagens Mica Souza A perseguição de um tubarão a uma tartaruga dentro do mar foi registrada em vídeo, nesta sexta-feira (17), em Fernando de Noronha.

As imagens, feitas pelo guia de turismo Mica Souza, na Praia do Sancho, mostram os dois animais nadando rapidamente e os machucados sofridos pela tartaruga (veja vídeo acima).

“Era um tubarão tigre, com cerca de dois metros de comprimento e uma tartaruga com cerca de 200 quilos.

A tartaruga foi encurralada bem próximo da areia, a uma profundidade máxima de 50 centímetros.

Eu nunca vi isso na minha vida”, disse Mica Souza.

O guia fez um segundo vídeo, mostrando que, na fuga, a tartaruga perdeu uma das nadadeiras (veja vídeo abaixo).

O engenheiro de pesca Léo Veras, pesquisador de tubarões, avaliou as imagens e ressaltou a importância do registro.

"São cenas impressionantes, Noronha está proporcionando imagens fenomenais do comportamento e a vida selvagem dos tubarões”, disse Veras. Tartaruga perde a nadadeira, imagens Mica Souza O pesquisador acredita que o tubarão é da espécie tigre.

“O tipo de movimento do animal, a proporção das barbatanas e principalmente a característica da cabeça reta indicam que realmente é um tigre.

A interpretação do guia está correta”, observou Léo Veras.

O pesquisador disse, ainda, que o registro da perseguição foi feito graças aos processos de preservação adotados na ilha.

“Isso é uma resposta à política de conservação Noronha", afirmou. Segundo ele, os predadores, topo de cadeia, estão dominando a ilha, "como tem que ser no mundo selvagem".

"A verdade é que Noronha não é a ilha dos golfinhos, é dos tubarões.

Esses animais estão tomando posse do que é dele”, analisou Léo Veras. Tubarão persegue tartaruga na Praia do Sancho, em Noronha Mica Souza/WhatsApp