No Vale dos Vinhedos, o turista passa por caves subterrâneas, conhece a produção da bebida e ainda prova diferentes tipos e rótulos.

Bento Gonçalves é boa opção para amantes do vinho, com degustações em meio aos parreirais O pórtico de entrada de Bento Gonçalves é um enorme barril de vinho – um prenúncio do que o turista vai encontrar na cidade gaúcha, que guarda o Vale dos Vinhedos. Vai viajar? Veja dicas de roteiros na página do Descubra o Brasil Por estradinhas de clima interiorano, não vão faltar pequenas propriedades rurais, agroturismo, parreirais de todos os tamanhos e muitas, muitas vinícolas.

O Descubra o Brasil foi até lá para conhecer o enoturismo da região: há passeios pagos e gratuitos por vinícolas.

Há vinícolas grandes e pequenas e as maiores costumam cobrar pelo passeio.

Nelas, o turista passa por caves subterrâneas, conhece os rótulos e os processos de produção de vinhos e espumantes.

Do descanso das garrafas aos rótulos.

E, no final, ou durante o percurso, participa de degustações personalizadas.

É também de Bento Gonçalves que sai o trem Maria Fumaça, que ainda passa pelas cidades de Garibaldi e Carlos Barbosa.

Nos vagões, ninguém fica parado: pelos trilhos, músicos embalam a viagem com músicas italianas, gaúchas e histórias de imigração.

No vídeo acima, você ainda conhece o Parque das Ovelhas, que proporciona ao turista um dia na fazenda: do grande rebanho de ovelhas à amamentação, passando pelo treinamento de cães de pastoreio e aves de rapina.

Arte Aparecido Goncalves/G1 Vinhedo em Bento Gonçalves: turista por caminhar em meio a plantação ao visitar vinícolas Marcelo Brandt/G1 Rótulos guardados nas cavas subterrâneas: turismo do vinho inclui passeio guiado pela produção Marcelo Brandt/G1 Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul Marcelo Brandt/G1 Guiados, turistas passeiam por cava subterrânea em vinícola de Bento Gonçalves Marcelo Brandt/G1 Produção de vinhos e espumantes em Bento Gonçalves: turista passeia por toda o processo de fabricação Marcelo Brandt/G1 Maria Fumaça estacionada na estação de Bento Gonçalves: opção de passeio na região Marcelo Brandt/G1 Turistas dançam ao som de música italiana em vagão da Maria Fumaça, em Bento Gonçalves e Garibaldi Marcelo Brandt/G1 Maria Fumaça percorrendo trilhos em Bento Gonçalves e Garibaldi Marcelo Brandt/G1 Criança amamenta filhote de ovelha em parque temático em Bento Gonçalves Marcelo Brandt/G1 No Parque da Ovelha, em Bento Gonçalves, turistas vivenciam dia de uma fazenda Marcelo Brandt/G1 Atividade de falcoaria entretêm turistas no Parque da Ovelha, em Bento Gonçalves Marcelo Brandt/G1