Projeto 'Educação Financeira para todos e para toda vida' tem como objetivo entender e organizar finanças em tempos de pandemia.

Educação financeira é tema de projeto da UFRGS Jeso Carneiro/BY-NC 2.0 A Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Rio Grande do Sul (UFRGS) realiza o projeto 'Educação Financeira para Todos e para Toda Vida", com orientações e ferramentas para ajuzar as pessoas a organizarem suas finanças no período de pandemia.

Uma das atividades é um site colaborativo, que traz dicas e orientçaões sobre educação financeira, em que o usuário pode compartilhar conteúdo com outras pessoas.

É possível compartilhar iniciativas e ideias sobre reorganização dos gastos pessoais e familiares, planilhas e aplicativos, além de dicas e pequenos negócios e geração de renda.

Confira no site da UFRGS como incluir informações na plataforma.

Quem quiser um auxílio direto pode entrar em contato no e-mail da professora do curso, Wendy Carrarro (wendy.carraro@ufrgs.br.

O atendimento será feito por estudantes do curso de Ciências Contábeis da UFRGS, sob orientação da professora.

De acordo com Wendy, é importante organizar suas próprias finanças principalmente no período da pandemia. “Quem já estava acostumado a controlar suas finanças percebe a diferença, mas para quem não estava, a situação é preocupante e por vezes pode ser desesperadora”. Além disso, outra iniciativa é uma pesquisa que busca identificar alternativas e efeitos financeiros que a Covid-19 trouxe para as famílias.

A partir dos resultados obtidos, a equipe pretende propor ações para apoiar e orientar indivíduos e famílias em relação à educação financeira. Para incentivar a participação, a equipe doará, para cada questionário respondido, R$ 1,00 para compra de alimentos e material de higiene para os bebês e crianças de abrigos da SOS – Casas de Acolhida de Porto Alegre.

O questionário pode ser respondido aqui