No mês do Maio Amarelo, município constata queda de 54,5% e chega a 11 meses sem vítima fatal no trânsito.

Campanha de conscientização é feita na internet.

Diminuição na circulação de pessoas contribui para redução de 54,5% de vítimas envolvidas em acidentes na cidade Reprodução/TV Integração O Maio Amarelo, mês de conscientização sobre segurança no trânsito, chegou em Divinópolis com contexto diferente em 2020.

Em meio à pandemia do novo coronavírus, as autoridades de trânsito constataram queda acentuada nas ocorrências em consequência das medidas de distanciamento social e da redução na circulação de pessoas no município. De acordo com informações da Secretaria Municipal de Trânsito Transporte e Segurança (Settrans), o número de pessoas envolvidas em acidentes de trânsito na cidade caiu 54,5% no mês de abril: de 480 no ano passado para 218, sendo 151 vítimas no período em 2019 e 84 em abril deste ano (veja gráfico abaixo).

Além disso, há 11 meses o município não registra morte relacionada a acidente.

As constatações são sentidas em diferentes setores. "É o impacto em cadeia positivo, uma vez que a Polícia Civil instaura menos inquéritos policiais, menos Termos Circunstanciados são lavrados, o sistema de medicina legal é menos acionado.

Sem falar em outros acionamentos que existem, como o sistema DPVAT e o SUS que é bem menos acionado, em especial neste momento de pandemia, tendo mais vagas no sistema de saúde", disse o delegado da Polícia Civil Leonardo Pio à TV Integração. Para a coordenadora de Educação para o Trânsito em Divinópolis, Consuêlo Toledo, além da menor movimentação de pessoas pelas ruas da cidade, a instalação de equipamentos, como semáforos para pedestres na região central, também beneficiou a população.

Além disso, as orientações seguem para aqueles que precisam sair de casa. "Não sair de casa e, se necessário sair, tomar os cuidados necessários, como sempre atravessar na faixa, com sinal verde, usar cinto de segurança e não falar ao celular", reforçou. Samu menos acionado na região Não é só em Divinópolis que tem havido menos vítimas.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também foi menos acionado no período na região Centro-Oeste de Minas.

De acordo com dados coletados entre os dias 18 de março, quando teve início a política de isolamento, até 5 de maio, os atendimentos a traumas envolvendo colisões, atropelamentos e quedas de veículos, somados, caíram de 457 em 2019 para 299 no mesmo período deste ano. O diretor técnico do Samu, Marco Aurélio Lobão, que também dirige os trabalhos na UPA Padre Roberto em Divinópolis, relata que essa redução diminui o estresse sobre os atendimentos de urgência e permite que o socorro chegue mais rápido. "No período do isolamento conseguimos observar realmente uma redução no número de acidentes de trânsito na UPA e nos chamados do Samu, condizente com a condição de menor trânsito de pessoas.

Percebemos nesse período uma redução nos atendimentos, momento que há muito tempo não vivíamos, tamanha a tranquilidade no atendimento, e isso se reflete no sistema de maneira geral.

O tempo de resposta do Samu acaba sendo otimizado também em virtude do número menor de veículos nas vias", enumerou. Movimento nas ruas de Divinópolis diminuiu com o coronavírus Reprodução/TV Integração Campanha na web Em razão do distanciamento social em prevenção à Covid-19, a campanha do Maio Amarelo, que tem cunho educativo e inclui abordagens no trânsito, tem sido realizada via internet este ano.

Motoristas e pedestres podem acompanhar e interagir a respeito das orientações em divulgações nas redes sociais. "Todas as secretarias do Brasil e órgãos executivos de trânsito estão trabalhando de forma digital, informando e conscientizando a população.

A princípio, vai ser feita a divulgação pelo site da Prefeitura, pelo aplicativo e por outros meios que a secretaria conseguir informar", afirmou o gerente de fiscalização de trânsito em Divinópolis, Victor Moreira. O Maio Amarelo é um movimento internacional de prevenção e de reflexão sobre a segurança de condutores e pedestres.

A cor amarela simboliza o sinal de atenção no trânsito. Initial plugin text