Lancha pode transportar até 190 passageiros.

Embarcação iniciará suas operações atendendo apenas 92 usuários por vez devido ao coronavírus.

Lancha 'Itapema' atenderá exclusivamente pedestres e ciclistas Divulgação/Dersa Uma embarcação exclusiva para pedestres e ciclistas vai começar a realizar a travessia entre Bertioga e Guarujá, no litoral de São Paulo.

A lancha 'Itapema', que tem capacidade para 190 passageiros, foi entregue pela Secretaria Estadual de Logística e Transportes e pela Dersa na manhã desta segunda-feira (18).

Atualmente, a travessia recebe cerca de 1.860 pedestres e ciclistas por dia. Os primeiros testes da embarcação foram feitos durante o Carnaval deste ano.

Agora, o serviço passa a ser diário e tem como objetivo reforçar a segurança dos passageiros.

Com a nova lancha, também será possível aumentar a capacidade da balsa de carros e reduzir o tempo de espera, segundo informações do Secretário de Estado de Logística e Transportes, João Octaviano Machado Neto. A lancha passou recentemente pelo novo programa de reformas e manutenções, que promove a renovação da frota de balsas e lanchas da Dersa.

Todas as embarcações cumprem um cronograma de manutenção preventiva e se encontram em perfeitas condições de funcionamento, aprovadas e certificadas para operar.

Apesar de ter capacidade para atender 190 usuários por vez, a lancha irá operar inicialmente com apenas 92 lugares até o fim das restrições impostas devido à pandemia do novo coronavírus.

O objetivo é evitar aglomerações de pessoas e impedir a proliferação da doença.

A Dersa informou que tem tomado medidas para evitar a disseminação do coronavírus, reforçando a limpeza e a higienização das lanchas, que estão sendo feitas a cada viagem.

Foi disponibilizado ainda material visual contendo informações sobre as medidas de prevenção.

A principal recomendação é higienizar as mãos.