Prova está prevista para 22 de novembro, ma diretor de comissão organizadora fala em preocupações com reflexos de pandemia do novo coronavírus e possível alteração do Enem.

Estudantes durante a 2ª fase do vestibular 2020 da Unicamp Antoninho Perri/SEC Unicamp A primeira fase do vestibular 2021 da Unicamp "provavelmente" será adiada, segundo a comissão organizadora (Comvest).

A prova está marcada para 22 de novembro e a universidade estadual já divulgou um calendário oficial para o processo seletivo, mas sinaliza preocupações com os reflexos da pandemia do novo coronavírus e eventual mudança na data do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) já sinalizou que a data prevista "não é imutável".

Veja abaixo calendários dos processos seletivos. O diretor da Comvest, José Alves de Freitas Neto, tratou do assunto inicialmente por meio de uma live em rede social, nesta terça-feira (19).

Ao G1, ele reiterou que o planejamento de um novo calendário é condizente com "demandas da sociedade em um contexto desafiador".

Além disso, ressalta que a universidade é reconhecida não somente pela qualidade das provas, mas pelas políticas de inclusão. "O motivo mais preocupante é o cenário da pandemia e a preocupação da Unicamp diante das condições sanitárias e, não menos importante, da realidade escolar que impacta a vida dos vestibulandos.

É claro que a possível mudança do Enem também pesa na decisão.

Mas já estávamos discutindo a mudança antes e tomando medidas para adequar a prova de seleção ao atual contexto", afirma Freitas Neto. Ele lembra que a universidade já decidiu por reduzir a lista de obras literárias obrigatórias, mas, em contrapartida, terá uma prova com ênfase nas competências e habilidades. De acordo com Freitas Neto, a definição de uma possível nova data depende de um acerto com as outras universidades paulistas, além do Enem.

Questionado sobre um prazo para definições, ele afirmou que a Unicamp precisa de um período de 60 dias, geralmente, entre o término do período de inscrições e realização das provas.

"Porém, as inscrições podem ser feitas antes e esperarmos o principal.

condições minimamente seguras para realizar a prova do ponto de vista sanitário. O diretor da Comvest, José Alves de Freitas Neto Antoninho Perri/SEC Unicamp Unicamp: coronavírus e queixas fazem Comvest reduzir lista de livros Unicamp 2021: veja dicas para estudar Data do Enem 2020 'não é imutável', diz Inep Entidades estudantis, universidades e colégios federais reivindicam o adiamento do Enem, com o argumento de que os alunos mais pobres não têm acesso ao ensino remoto durante o período de suspensão das aulas presenciais.

Consequentemente, eles alegam que haverá uma ampliação das desigualdades sociais se o calendário inicial não for alterado. Lista para o Vestibular Unicamp 2021 Sonetos escolhidos, de Camões; Sobrevivendo no Inferno, do grupo Racionais Mc’s; O Espelho, de Machado de Assis; O Marinheiro, de Fernando Pessoa; A Falência, de Júlia Lopes de Almeida; O Ateneu, de Raul Pompeia; Sermões, de Antonio Vieira. *Foram excluídas desta edição as seguintes obras literárias: A teus pés; O seminário dos ratos; História do cerco de Lisboa; Quarto de despejo; A cabra vadia. Calendário do Vestibular 2021 da Unicamp Inscrições e pagamento da taxa de inscrição: 31/7 a 8/9/2020.

Pagamento até 10/9 Provas de Habilidades Específicas de Música: Etapa I (envio de vídeos) – 14 a 21/9/2020 e Etapa II – 18 e 19/10/2020 1ª fase: 22/11/2020 2ª fase: 10 e 11/1/2021 Provas de Habilidades Específicas: 14 a 16/1/2021 Divulgação da primeira chamada: a definir Matrícula (não presencial) da primeira chamada: a definir Outras modalidades Vestibular Indígena Inscrições: 20 de agosto a 21 de setembro de 2020 Enem-Unicamp Inscrições: 15 de outubro a 16 de novembro de 2020 Vagas Olímpicas Inscrições: 17 de novembro de 2020 a 8 de janeiro de 2021 Vagas Remanescentes (transferências) 24 de agosto a 11 de setembro de 2020 Enem Pelo cronograma inicial, a avaliação ocorrerá em: 1º e 8 de novembro: versão presencial 22 e 29 de novembro: versão digital (inédita) Veja mais notícias da região no G1 Campinas.