Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), foram feitas 79.884 contratações nas principais cidades das regiões.

Ipatinga foi o município que mais gerou empregos.

As principais cidades do Leste e Nordeste de MG geraram 4.943 novas vagas de emprego Divulgação As principais cidades das regiões Leste e Nordeste de Minas criaram, juntas, 4.943 vagas de emprego no ano passado, 132,72% a mais que o registrado em 2018.

Segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), é o maior saldo de vagas criadas desde 2013 na região. De acordo com os dados do Caged divulgados nesta quinta-feira (24), só neste ano, foram feitas 79.884 contratações.

O setor que mais se destacou na região foi o de serviços com a geração de 2.955 novas vagas. “É um setor dinâmico, que são os consultórios médicos, todos aqueles profissionais que prestam serviços à população, sem incluir o comércio que é um setor separado.

Tem capacidade de criar empregos de uma forma muito rápida e é o carro-chefe da economia hoje”, disse o economista Amaury Gonçalves. A cidade que mais se destacou foi Ipatinga com 2.428 admissões a mais do que demissões.

Indústria de transformação e serviços foram os setores que mais se destacaram no município com a criação de 2.616 novas vagas. “A indústria de transformação sente novos pedidos, o que acaba acelerando a geração de emprego e de produção nesse setor.

Somos beneficiados por termos o setor siderúrgico, o setor metalmecânico, setor de celulose, aço em geral.

Tudo isso é reflexo de uma pequena elevação do Produto Interno Bruto (PIB)”, explicou o economista. Segundo o economista, a mudança nas relações trabalhistas e previdência são grandes contribuintes para a geração de empregos. “Outro dado importante para essa geração de emprego é uma nova dinâmica da mudança nas relações trabalhistas, isso é importante frisar, a mudança no sistema previdenciário, as opções do trabalho temporário, isso ajuda muito, dá uma dinâmica para a economia e para o setor que às vezes não precisa de mão-de-obra por todo um período, mas pode fazer uma contratação legal por um período menor”. Veja os dados por cidade e microrregião Geração de empregos por cidade - 2019 Geração de empregos por microrregião - 2019 Veja mais notícias da região em G1 Vales de Minas Gerais