Portaria publicada pelo órgão prevê que ajustes devem ser concluídos dentro de 30 dias.

As placas entraram em vigor no país no dia 31 de janeiro.

Placa padrão Mercosul adotada no Brasil André Paixão/G1 Uma portaria publicada pelo Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) determinou que a implantação definitiva das novas placas do Mercosul no estado está prevista para 2 de março.

Elas já estão em vigor no Brasil desde o dia 31 de janeiro, depois de vários adiamentos.

As placas se tornam obrigatórias apenas para carros novos e em situações que exijam a troca, como mudança de município e quando o item é danificado ou furtado. A portaria publicada no dia 29 de janeiro pelo Detran em Minas Gerais regulamenta o “credenciamento e cadastramento de estampadoras e fabricantes de placas veiculares, iniciando, portanto, o processo de implantação da nova Placa de Identificação Veicular (PIV)”.

Duas audiências públicas estão previstas para discutir as mudanças a fim de atender a todos os 853 municípios do estado.

O Detran informou ainda que os sistemas informados que vão operar o novo modelo de emplacamento e credenciamento das estampadoras já estão prontos.

As demais etapas de implementação serão analisadas dentro de um prazo máximo de 30 dias a partir da publicação da portaria.