Trânsito precisou ser desviado na Doutor Ismael Alonso y Alonso.

Topografia facilita enchentes em regiões mais baixas do município.

Córregos transbordaram e alagaram algumas das principais avenidas de Franca (SP) durante a tarde desta quarta-feira (5).

A água invadiu casas e lojas e causou transtornos a moradores. Não foram registrados casos de pessoas desabrigadas ou feridas durante o temporal. A chuva começou por volta das 16h e, em poucos minutos, o nível do Córrego Cubatão transbordou na Avenida Doutor Ismael Alonso y Alonso, onde o trânsito precisou ser desviado pelo Corpo de Bombeiros. Também houve enchente na região da Avenida Hélio Palermo, onde a água arrancou parte de uma das passarelas, segundo a Prefeitura, e invadiu lojas próximas. Córrego Cubatão transborda e alaga Avenida Doutor Ismael Alonso y Alonso em Franca (SP) Reprodução/EPTV Problema 'crônico' Enchentes como essas se tornaram recorrentes para os moradores de Franca, principalmente nas regiões mais baixas, onde a água se concentra. A cidade é formada por três colinas, onde estão os bairros Estação, Centro e Santa Cruz.

Entre essas áreas, no entanto, ficam duas regiões mais baixas por onde passam os córregos dos Bagres e Cubatão. Alagamento na Avenida Hélio Palermo, em Franca (SP) Reprodução/EPTV As precipitações deste ano, com o janeiro mais chuvoso desde 2016 e o maior volume do estado no período, expuseram a incapacidade de escoamento pluvial no município. A Prefeitura de Franca informou ter contratado uma empresa para um projeto de alargamento e aprofundamento do Córrego Cubatão, na Avenida Doutor Ismael Alonso y Alonso, sob o viaduto de acesso à Avenida Major Nicácio.

Além disso, prometeu ampliar as áreas permeáveis para reduzir o fluxo de água, por meio de iniciativas como a exigência de calçadas verdes em novas construções. Veja mais notícias da região no G1 Ribeirão Preto e Franca