Com a modernização dos procedimentos de gestão e a capacitação dos colaboradores, a Capebe traz mais transparência e mais resultados para o cooperado.

Crédito: Divulgação Capebe. De acordo com o balanço mais recente, há quase sete mil cooperativas registradas na Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), somando mais de 13 milhões de cooperados e gerando 380 mil empregos diretos.

Dentre os segmentos, são cooperativas agropecuárias, de consumo, de crédito, educacionais, habitacionais, de infraestrutura, de mineração, de produção, de saúde, sociais, de trabalho, de transporte e cooperativas de turismo e lazer.

A Capebe sabe que esse é um setor em pleno crescimento e aprimorar a gestão é fundamental para o segmento se manter competitivo diante dos desafios de uma nova economia, cada vez mais ágil e global.

Assim, desde 2016, a diretoria trabalha para melhorar os procedimentos internos, implementando tecnologia e ações voltadas para maior transparência dos processos gerenciais e operacionais.

Crédito: Divulgação Capebe. Como parte dessas ações, em 2018 implantou um novo Sistema de Informações ERP, voltado para o planejamento dos recursos da empresa e para o controle das transações, garantindo integridade, segurança, transparência, e rastreabilidade em todos os processos.

A mudança vem comprovando a responsabilidade da diretoria na condução da gestão e na busca por melhores soluções para seus cooperados.

Crédito: Divulgação Capebe. Ao longo de todo o processo, a cooperativa ofereceu treinamento aos seus colaboradores, para que as mudanças fossem executadas e para que no futuro haja continuidade nas melhorias.

Paralelamente, a cooperativa está em fase de implementação de um outro sistema de informações, o BI Inteligência de Negócios, que melhora o processamento de dados e a síntese dos resultados, auxiliando na tomada de decisões estratégicas para os negócios da cooperativa.

Crédito: Divulgação Capebe. Com essa postura arrojada e transparente, a Capebe ganhou ainda mais a confiança de toda cadeia produtiva do agronegócio, conseguindo melhores condições de negócio para os produtos dos cooperados.

Para 2020, a Capebe planeja ainda mais mudanças, sempre com transparência na gestão e foco no crescimento, porque sabe que quando a cooperativa cresce, cresce também o seu cooperado, que é a sua maior riqueza.