Unidades ficarão abertas até as 21h para atender mulheres que desejam fazer exames preventivos ou pessoas que precisam atualizar a caderneta de vacinação.

Os postos de saúde de Resende, no Sul do Rio de Janeiro, funcionarão em horário especial nesta quarta-feira (12) para atender mulheres que desejam fazer exame preventivo ou pessoas que precisam atualizar a caderneta de vacinação.

As unidades de sete localidades ficarão abertas de 17h às 21h. Os atendimentos serão nos postos dos distritos de Engenheiro Passos e Serrinha do Alambari e nos bairros Morro do Cruzeiro, Itapuca, Jardim Primavera e Cidade Alegria (Caixa D’água), além da Clínica da Família, na Morada da Montanha.

O exame preventivo tem como alvo prioritário mulheres entre 25 e 64 anos, mas, conforme norma da Secretaria de Saúde, o atendimento será para todas as mulheres que forem à unidade com o cartão do SUS.

Os procedimentos envolvem uma série de exames considerados fundamentais para um diagnóstico precoce de câncer de mama e câncer de colo do útero, como, por exemplo, papanicolau, teste físico das mamas e orientações sobre o autoexame.

O resultado tem previsão para ficar pronto entre 30 e 45 dias e deve ser retirado pela paciente no posto onde foi realizado.

Já a atualização da caderneta de vacinação será para toda a população que precise se imunizar contra doenças como sarampo e febre amarela, por exemplo.

Confira os endereços das unidades Cidade Alegria — Rua das Violetas, nº 555 Itapuca — Rua Euzébio Manoel da Glória, s/n Serrinha do Alambari — s/n Morro do Cruzeiro — Rua Santa Rosa, nº 30 Jardim Primavera — Rua dos Pintassilgos, s/n Engenheiro Passos — Avenida das Camélias, s/n Clínica da Família — Rua Carlos Monteiro, s/n, bairro Morada da Montanha