Condição ainda é influenciada por passagem de frente fria na região.

Volumes de chuva superaram os 100 milímetros nos últimos dias.

Previsão do Tempo explica motivo das fortes chuvas no Sul de Minas Meteorologistas do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura indicam que há previsão de chuvas intensas para o Sul de Minas pelo menos nas próximas 48 horas.

A condição é provocada pela passagem de uma frente fria que deixa a região, mas ainda influencia na formação de nuvens. “São esperadas chuvas intensas para as próximas 48 horas para a região.

É com volume de água e são esperadas chuvas ainda volumosas nesse período.

Depois, teremos a permanência da instabilidade na região, ainda com chance de chuvas, diminuindo a chance dessas mais volumosas.

Porém, deve permanecer até o início da próxima semana as condições de tempo instável, com nebulosidade e pancadas de chuva”, explicou a meteorologista Ana Maria Heuminski de Ávila. Chuva deixa mais famílias desabrigadas e desalojadas no Sul de Minas “As chuvas vêm concentradas em curto espaço de tempo e é isso que provoca o impacto que nós estamos observando nesses últimos dias.

Então, é comum nessa época do ano que as chuvas ocorram bem volumosas”. Previsão indica chuvas intensas para o Sul de Minas nas próximas 48 horas; entenda Reprodução/EPTV A frente fria que provocou a chuva dos últimos dias começou a se afastar do Sul de Minas rumo a Belo Horizonte, mas ainda influencia as condições climáticas.

Ainda segundo a meteorologista, a previsão é que a chuva continue nos próximos dias por conta da oscilação de nuvens.

“A frente fria é uma fronteira entre duas massas de ar com características diferentes.

Nós observamos que tem o ar quente chegando do Norte do país, encontrando o mais frio do Sul do país.

Esse encontro provoca essas chuvas volumosas”, detalhou. A massa de ar frio também provocou redução nas temperaturas.

“Essa massa do frio que veio do Sul do país é mais fria, tivemos uma redução bastante importante nas temperaturas exatamente por conta disso”. Volumes de chuva Dados da Somar Meteorologia apontam que Machado (MG) e Paraguaçu (MG) registraram 154 milímetros de chuva no acumulado das últimas 24 horas.

Os volumes também foram significativos em Boa Esperança e Santana da Vargem, onde choveu 111 milímetros.

Estão previstas chuvas mais intensas para as próximas 48 horas. Chuva alagou ruas e casas em Machado (MG) João Paulo Em outras cidades que registraram estragos entre a noite desta terça-feira (11) e a manhã desta quarta (12), como Caxambu, Muzambinho e Heliodora, os volumes variaram entre 35 de 69 milímetros. Algumas das cidades já ultrapassaram o volume de chuvas previsto para todo o mês de fevereiro.

Em Maria da Fé, por exemplo, já choveu 211 milímetros, enquanto o previsto para o mês era de 196.

Em Machado, o registrado foi de 226 milímetros, contra 218 previsto para todos os dias. Veja mais notícias da região no G1 Sul de Minas