Veja evolução do nível do rio Madeira em Porto Velho.

Prefeitura ainda não emitiu plano para cota de alerta.

Dados do CPRM mostram que Rio Madeira está com 15 metros nesta quarta-feira Reprodução O rio Madeira atingiu nesta quarta-feira (12) a cota de alerta [de 15 metros] em Porto Velho.

A informação é do Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio Madeira.

Esta é a primeira vez no ano que o nível do rio chega aos 15 metros. Segundo o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), o nível do rio aumenta disparadamente desde o último sábado (8), quando saiu de 13,99 metros para 14,54 metros em 24 horas.

Na segunda-feira (11), o G1 mostrou que a régua de medição já marcava 14,78 metros e desde então a água não parou de subir.

A subida repentina do nível do rio é resultado das intensas chuvas na cabeceira do rio Madeira, na Bolívia.(Veja abaixo a medição das últimas semanas em Porto Velho). A prefeitura da capital ainda não decretou o plano de atuação durante a cota de alerta.

Cheias históricas Segundo a Defesa Civil, 17 metros é a cota de transbordamento para uma eventual cheia na capital. Quando registrou a cheia histórica, em 2014, o nível do rio Madeira passou dos 19 metros.

Milhares de pessoas foram retiradas de casa. Outro ápice do nível do rio foi em 9 de abril de 2007, quando o Madeira chegou a 17,52 metros.

Na época, a enchente invadiu bairros, distritos e afetou cerca de 1,6 mil famílias somente em Porto Velho.