Pesquisadora afirma que problema de visão pode dificultar percepção de que os olhos estão piorando Armações que incomodam, meio tortas ou até danificadas.

Lentes que estão defasadas...

Volta e meia me deparo com um amigo ou conhecido nesta situação, e conheço alguns 50 ou 60 mais que chegam a passar anos sem se preocupar em checar se seu grau não mudou! O problema não se restringe ao Brasil, tanto que uma pesquisa feita com suecos setentões cai como uma luva para nós.

A Universidade de Gotemburgo descobriu que seis em cada dez idosos do país poderiam enxergar muito melhor se trocassem as lentes dos óculos, que já não atendiam às suas necessidades.

De acordo com Lena Johansson, enfermeira especializada em oftalmologia do hospital universitário de Sahlgrenska, o curioso é que a maioria dos 1.200 entrevistados avaliava positivamente sua capacidade de visão.

Entretanto, esses idosos estavam superestimando sua acuidade visual, porque 62% se beneficiariam se fizessem novas lentes. Pesquisa descobriu que seis em cada dez idosos suecos poderiam enxergar muito melhor se trocassem as lentes dos óculos, que já não atendiam às suas necessidades Mariza Tavares Ela ainda fez exames complementares em metade dos participantes do estudo, avaliando a visão central (que utilizamos para ver TV); a periférica (que permite que tomemos conhecimento do que acontece fora do nosso campo de visão); e a habilidade de perceber contrastes.

Lentes inadequadas eram tão comuns entre homens quanto entre mulheres, mas os casos de catarata eram mais frequentes entre elas: 27% tinham a doença, contra 19% do contingente masculino.

“Um problema de visão já existente pode tornar mais difícil o reconhecimento de que os olhos estão piorando”, afirmou Johansson, acrescentando que o estudo mostrou que a percepção que temos da própria capacidade de enxergar não corresponde à realidade.

“Por isso é importante fazer um check-up oftalmológico regularmente, mesmo que não estejamos sentindo nada”, recomendou.

O trabalho foi publicado na revista “Acta Ophthalmologica”. Vídeos relacionados RJ1 recebe oftalmologista para falar sobre cuidados com os olhos Frutas, verduras e proteínas são dicas para manter a saúde dos olhos Veja dicas para ajudar a proteger os olhos das crianças