Público-alvo são pessoas de 5 a 19 anos.

Unidades básicas de saúde têm vacinas disponíveis em Ariquemes até 17h deste sábado (15).

Vacinação contra o sarampo em Ariquemes no dia 15 de fevereiro de 2020 Ândrea Gaspar/Prefeitura de Ariquemes Centenas de pessoas procuraram os postos de saúde em Ariquemes (RO), no Vale do Jamari, neste sábado (15) em busca da vacinação contra o sarampo.

O atendimento especial no fim de semana acontece por causa do chamado "Dia D", que é promovido pelo Ministério da Saúde em todo o Brasil. O público alvo da campanha neste sábado são pessoas com idade entre 5 e 19 anos.

No município, são 27 mil pessoas nessa faixa etária, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semsau).

Quem perdeu o cartão de vacina e não se lembra de ter tomado a dose também precisa procurar uma unidade para se imunizar. Vacinação contra o sarampo mobiliza 42 mil postos de saúde pelo Brasil 'Dia D' contra o sarampo será neste sábado e terá 11 postos de vacinação em Ji-Paraná 'Dia D' contra o sarampo vai ser neste sábado; veja onde se vacinar em Vilhena A secretária municipal de saúde de Ariquemes, Ândrea Gaspar, comemora a boa procura na cidade, mas lembra que a doença reapareceu em outros estados e, por isso, a preocupação com o vírus aumentou. "No nosso município a gente tem conseguido alcançar coberturas vacinais boas, mas mesmo assim, a gente tem que acompanhar o calendário nacional", explicou. No ano passado, o Ministério da Saúde ampliou a faixa de atendimento para crianças a partir de 6 meses e segundo Ândrea a rede de saúde em Ariquemes continua atendendo esse público.

Ao todo são 10 postos de saúde com vacinação neste sábado, incluindo o distrito de Bom Futuro.

O atendimento vai até 17h. Onde se vacinar? Unidade Básica de Saúde - Setor 2 - endereço: Rua Cardeal, número 1246 - Setor 02 Unidade Básica de Saúde - Setor 5 - Avenida Jaru, número 2587 - Setor BNH Unidade Básica de Saúde - Setor 6 - Rua Gonçalves Dias, número 3295 - Setor 06 Unidade Básica de Saúde - Setor 9 - Rua Paranavaí, número 4726 - Setor 09 Unidade Básica de Saúde - Setor 10 - Rua México, número 1001 - Setor 10 Unidade Básica de Saúde - Setor 25 de Dezembro - Avenida Canaã, número 5420 - Bairro Parque das Gemas Unidade Básica de Saúde - Setor Mutirão - Rua Floriano Peixoto, nº 885 - Bairro Monte Cristo Unidade Básica de Saúde - Setor Marechal Rondon - Rua Albino Henrique, S/nº - Bairro Marechal Rondon Unidade Básica de Saúde - Setor Distrito Bom Futuro - BR 421 - Linha C-75 - Distrito de Bom Futuro Moradores de Ariquemes foram em busca de vacinação contra o sarampo nas unidades de saúde. Ândrea Gaspar/Prefeitura de Ariquemes Dia D Segundo o Ministério da Saúde, 42 mil postos de saúde estão abertos em todo o país para atualizações no cartão de vacinas.

A intenção é vacinar cerca de 3 milhões de pessoas até o dia 13 de março. O Ministério da Saúde aponta os principais pontos para você entender a doença, veja abaixo: Sintomas do sarampo: Febre Tosse Irritação nos olhos Nariz escorrendo ou entupido Mal-estar intenso De 3 a 5 dias do contagio, podem aparecer manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que podem se espalhar pelo corpo É um sinal de alerta se após o aparecimento das manchas a febre continuar O que causa o sarampo? A transmissão do vírus ocorre entre pessoas e acontece pelo ar Pode ser via tosse, espirro, fala ou respiração Uma pessoa infectada pode passar para 90% das pessoas próximas não imunizadas A transmissão pode acontecer 4 dias antes e 4 dias após o aparecimento das manchas vermelhas Vacinas que imunizam do sarampo: Dupla viral - Protege do vírus do sarampo e da rubéola Tríplice viral - Protege do vírus do sarampo, caxumba e rubéola Tetra viral - Protege do vírus do sarampo, caxumba, rubéola e varicela (catapora) Como é o tratamento do sarampo? Não há um tratamento específico para o sarampo Os medicamentos são utilizados para reduzir o desconforto dos sintomas da doença Sarampo. Arte/G1