Fiscalização pelo estado foi entre a noite de sábado (15) e a madrugada deste domingo (16); mais de 800 motoristas fizeram o teste do bafômetro.

Cinco condutores foram presos.

Mais de 800 motorista foram submetidos ao teste do bafômetro durante operação no Paraná PRF/Divulgação Cinquenta e seis motoristas bêbados foram multados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) durante uma operação em todo as regiões do Paraná, que ocorreu entre a noite de sábado (15) e a madrugada deste domingo (16).

Cinco condutores foram presos. A operação foi voltada ao combate às infrações de embriaguez ao volante.

Mais de 800 motorista foram submetidos ao teste do bafômetro. No total, 59 veículos foram recolhidos aos pátios da PRF por diferentes irregularidades ou por ausência de condutor habilitado em condições de dirigir.

Além disso, 316 multas foram aplicadas. Conforme a PRF, dirigir sob influência de álcool foi uma das seis principais causas de mortes em rodovias federais no Paraná no ano passado. Suspensão e multa de quase R$ 3 mil A multa por embriaguez ao volante custa R$ 2.934,70 ao motorista, que tem a carteira de habilitação suspensa por um ano.

Conforme o nível de álcool, além da infração administrativa, o motorista ainda é preso em flagrante por crime de trânsito. Quem se recusa a fazer o teste do bafômetro também é autuado no mesmo valor e está sujeito ao mesmo período de suspensão. Se apresentar sintomas visíveis de embriaguez, o motorista que não se submete ao exame também é preso, a partir do preenchimento de um termo de constatação, conforme modelo definido pelo Conselho Nacional de Trânsito.

Veja mais notícias do estado no G1 Paraná.