Órgãos públicos, Correios e agências bancárias não vão funcionar nos dias de carnaval.

Órgãos públicos vão ter recesso durante o carnaval Val Fernandes/Arquivo pessoal As atrações do carnaval 2020 começam já nesta sexta-feira (21) e alguns serviços na capital acreana, Rio Branco, vão sofrer mudanças nos horários de funcionamento.

O G1 listou os horários das repartições públicas, correios, bancos e outros durante as festas.

Veja a programação de blocos e festas adultas e infantis Órgãos públicos Os órgãos e entidades públicas vão ter recesso nos dias de carnaval.

De acordo com o decreto nº 5.021 de 7 de janeiro de 2020, os dias 24, 25 e 26 de fevereiro são de ponto facultativo e, portanto, os serviços voltam a ser prestados na próxima quinta-feira (27). A Central de Serviços Públicos (OCA) fecha na sexta-feira (21), às 13h e retorna também na quinta.

De acordo com o governo, os serviços considerados essenciais devem continuar sendo oferecidos. As unidades de atendimento em saúde de urgência e emergência como o pronto-socorro e Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e de atendimento especializado mantêm o funcionamento normal. Na Segurança, as delegacias especializadas (Flagrantes, Delegacia Especializada em Investigações Criminais e Delegacia da Mulher) também permanecem abertas. Correios e comércio A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos no Acre (Correios) informou que o órgão não vai funcionar nem na segunda (24) e nem na terça (25).

A empresa ainda vai decidir como será o atendimento na quarta (26).

Já a Associação Comercial do Acre (Acisa) afirmou que o comércio vai funcionar de forma facultativa. Bancos O Sindicato dos Bancários do Acre (Seeb-AC) informou que na segunda (24) e terça-feira (25) de carnaval não haverá atendimento ao público nas agências.

Na Quarta-Feira de Cinzas, o expediente será das 10h às 13h.

O atendimento normaliza na quinta-feira (27). As pessoas podem usar os canais digitais, como sites e aplicativo dos bancos, para a realização de transferências e pagamento de contas nos dias em que não houver expediente bancário nas agências. As contas de consumo (água, energia, telefone etc.) e carnês com vencimento em 24 ou 25 de fevereiro poderão ser pagos, sem acréscimo, na quarta-feira (26).

Judiciário O Tribunal de Justiça informou que as unidades judiciárias da capital e do interior do estado vão funcionar em regime de plantão entre a segunda de carnaval e a Quarta-Feira de Cinzas.

Com isso, não haverá expediente nos três dias, a não ser atendimento para as medidas de urgência, como habeas corpus, mandados de segurança e comunicações de prisões em flagrante. Durante o feriado, os prazos processuais estão suspensos e aqueles que vencerem serão prorrogados para o primeiro dia útil, que é a quinta-feira (27). Via Verde Shopping Segundo informou a assessoria de comunicação do Via Verde Shopping, na segunda-feira vai funcionar normalmente das 10h às 22h.

Já na terça, as lojas e quiosques vão abrir das 13h às 21h e a praça de alimentação de 11h às 21h.

Na quarta-feira (26), o shopping vai funcionar das 12h às 22h.

O cinema deve funcionar de acordo com a programação de filmes da semana.