Depois do período, a nova embarcação passará para a travessia entre Santos e Vicente de Carvalho, em Guarujá.

Lancha possui capacidade para 370 pessoas por viagem e atenderá a travessia de Bertioga a Guarujá (SP) Divulgação/Dersa A Dersa entregou, na manhã desta quinta-feira (20), uma nova lancha para a travessias de pedestres e ciclistas entre Guarujá a Bertioga, no litoral de São Paulo.

O reforço faz parte da Operação Carnaval + Seguro 2020 para agilizar o serviço exclusivamente durante o feriado prolongado, que vai de 21 a 26 de fevereiro.

A embarcação possui capacidade para 370 passageiros.

O secretário estadual de Logística e Transportes, João Octaviano Machado Neto, e o presidente da Dersa, João Luiz Lopes, compareceram a entrega que ocorreu às 10h, no km 29 da Estrada Guarujá-Bertioga.

O catamarã LS-04 foi reformado por meio do Novo Programa de Reformas e Manutenções, que possibilitou uma redistribuição das lanchas para atendimento da alta demanda prevista para o período.

A embarcação está com janelas maiores, novos sistemas de portas com abertura lateral, bancos, equipamentos de salvatagem e pintura.

Além disso, passou por revisão dos sistemas hidráulico, elétrico e eletrônico.

Em Bertioga, não há travessias de lancha para pedestres e os usuários, precisam atravessar pela balsa.

Em entrevista coletiva, o secretário João Otaviano informou que, com a nova embarcação, o serviço será otimizado no período, reduzindo o tempo de espera e melhorando a segurança.

“Com o sistema de manutenção que foi implantado no ano passado, nós conseguimos melhorar bastante a oferta das balsas.

Agora, vamos melhorar a capacidade porque cada vez que eu tiro um passageiro a pé da balsa de carros, eu aumento a capacidade dela.

Com isso, eu tenho perda no tempo de embarque e desembarque”, informa. Depois do período, a embarcação passará a operar na travessia entre Santos e Vicente de Carvalho, conforme informou o secretário, já que o local faz cerca de 12 mil viagens por dia.

Ainda conforme João Otaviano, a Dersa e a administração de Bertioga discutem a necessidade de trazer permanentemente uma lancha com capacidade menor.

Nesse período, a lancha Itapema, que opera no trajeto de Santos a Vicente de Carvalho com capacidade para 190 passageiros, passará a operar no trecho entre Santos e Guarujá, fora dos horários de pico. Lancha foi entregue na manhã desta quinta-feira (20), em Guarujá (SP) Divulgação/Dersa