Policiamento será intensificado principalmente em relação ao consumo de bebida alcoólica.

Ação vai até Quarta-Feira de Cinzas.

PRF inicia Operação Carnaval 2020 nesta sexta-feira (21) Arquivo PRF/AC A Polícia Rodoviária Federal no Acre (PRF-AC) deu início, na madrugada desta sexta-feira (21), à Operação Carnaval 2020, que vai até a Quarta-Feira (25) de Cinzas em todo o país.

A polícia não divulgou o número do efetivo que vai atuar nas estradas federais que cortam o estado do Acre, mas garantiu que vai ter o reforço com agentes que atuam em outros estados e também no setor administrativo da instituição em pontos estratégicos das rodovias. O período é considerado crítico por causa da grande quantidade de veículos nas estradas, considerando o feriadão e em função do elevado consumo de bebidas alcoólicas, aumentando a possibilidade de acidentes graves. No período, a fiscalização será intensificada, principalmente em relação aos motoristas que dirigem após beber nas regiões de festas carnavalescas.

Dirigir sob influência de álcool é infração gravíssima, cuja punição é a suspensão do direito de dirigir por 12 meses e multa de R$ 2.934,70 - mesmo valor de multa ao condutor que negar se submeter aos testes.

A quantidade dobra para o motorista reincidente no período de um ano. A PRF também vai intensificar a fiscalização de condutas que aumentam o risco de acidentes graves, como ultrapassagens indevidas, excesso de velocidade e a falta de equipamentos de segurança, como capacete, cinto de segurança ou cadeirinhas para crianças.