Campanha de vacinação, aniversário diferente, queda no registro de ocorrências policiais feitas presencialmente e outros destaques.

Fique por dentro e previna-se.

Avenida Barão de Itapura, em Campinas, em tempos de pandemia do novo coronavírus e quarentena. Gustavo Biano/EPTV A Prefeitura de Campinas (SP) anunciou que moradores de baixa renda que consumirem até 10m³ de água por mês durante a pandemia do novo coronavírus terão isenção da tarifa.

O benefício é voltado para cidadãos incluídos na tarifa social e atinge cerca de 77 mil pessoas, informou a administração municipal.

A alteração começa na medição do dia 30 de março.

A isenção terá duração de três meses. Durante o anuncio da isenção da tarifa, a Frente Nacional de Prefeitos (FNP), liderada pelo prefeito de Campinas Jonas Donizette, emitiu nota de repúdio à declaração do presidente Jair Bolsonaro, que defendeu, em discurso, a "volta à normalidade" e o "fim do confinamento em massa" como medida de prevenção ao novo coronavírus. O prefeito de Campinas também alterou o decreto publicado no domingo (22) que declara a situação de calamidade pública por causa da Covid-19.

Na alteração, Jonas Donizette determina o fechamento de restaurantes, padarias e congêneres e deixa o serviço exclusivo de entrega.

O texto também esclarece sobre o funcionamento de outros serviços não incluídos no decreto anterior.

MAPA: casos de coronavírus pelo Brasil Coronavírus: veja perguntas e respostas Veja o que é #FATO ou #FAKE sobre o coronavírus As prefeituras de Amparo (SP), Hortolândia (SP) e Serra Negra (SP) prorrogaram o prazo para pagamento das parcelas do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2020 por causa do coronavírus.

Em Hortolândia e Serra Negra, as datas de pagamento do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) também foram adiadas.

Veja as novas datas para quitar o imposto.

Seis prefeituras da região anunciaram a limpeza das áreas públicas com uma mistura à base de cloro e água.

Artur Nogueira foi a primeira cidade a adotar a desinfecção.

Campinas, Hortolândia (SP), Itapira (SP), Paulínia (SP), Indaiatuba (SP) e Sumaré (SP) também iniciaram a limpeza nesta semana.

Os trabalhos devem continuar no período noturno.

A Prefeitura de Mogi Mirim (SP) suspendeu o sistema de vacinação contra a gripe no esquema de drive-thru - quando a pessoa não precisa sair do veículo - para garantir o abastecimento no município para o Dia D de imunização municipal, que acontece neste sábado (28).

A aplicação das doses para os idosos que fossem aos locais de vacinação dentro do carro se estenderia até esta sexta-feira (27). Americana, Vinhedo, Valinhos, Sumaré, Mombuca, Ipeúna e Cordeirópolis retomam a campanha nesta quinta.

Veja como está o calendário de outras cidades da região. Idosos são vacinados contra a gripe em sistema drive-thru Jefferson Peixoto/Secom Covid-19 na região Na noite desta quarta (25), Hortolândia publicou o segundo registro de caso positivo para o novo coronavírus na cidade, mas não forneceu detalhes da pessoa infectada.

Além disso, o município investiga outros 43 pacientes com suspeita da Covid-19.

O G1 procurou a Secretaria de Saúde estadual para mais detalhes sobre o novo boletim, mas até a manhã desta quinta-feira (26) o caso ainda não constava na lista oficial do órgão, informou a assessoria de imprensa. A Prefeitura de Indaiatuba informou que ainda não recebeu os resultados das amostras encaminhadas ao Instituto Adolfo Lutz sobre as duas mortes suspeitas por coronavírus.

A primeira foi registrada no dia 16 de março.

Segundo o Departamento de Vigilância Epidemiológica, trata-se de uma mulher de 42 anos, cardíaca, diabética, e que apresentou sintomas gripais.

A segunda, é uma mulher de 77 anos que tinha problemas renais crônicos, estava internada havia duas semanas e apresentou também problemas respiratórios. Campinas - 10 Valinhos - 3 Paulínia - 2 Hortolândia - 2 Jaguariúna - 1 Holambra - 1 Aniversário diferente Moradores de um condomínio no bairro Bela Vista, em Valinhos (SP), se uniram para não deixar o aniversário de 18 anos de uma jovem passar batido, mesmo sem poder fazer festas por conta da quarentena para conter a pandemia do novo coronavírus.

Na noite de quinta (25), a adolescente Júlia viu chegar a maioridade da sacada de seu apartamento e cantou parabéns acompanhada pelos vizinhos.

A jovem ficou visivelmente surpresa e emocionada com a homenagem.

Veja o vídeo.

Jovem comemorou aniversário na sacada do apartamento durante a quarentena Reprodução/EPTV Registro de ocorrências O novo coronavírus mudou a forma como o registro das ocorrências policiais estão ocorrendo.

A Polícia Civil da região de Campinas registrou queda de 80% nas ocorrências presenciais nos primeiros dias da quarentena.

Diretor do Deinter-2, José Henrique Ventura conta que o isolamento social de boa parte da população e a ampliação do atendimento das delegacias eletrônicas são responsáveis pela queda do movimento nas delegacias. Guia de isolamento domiciliar por causa do novo coronavírus Arte/G1 Initial plugin text Veja mais notícias da região no G1 Campinas