Comércio tem desrespeitado as regras sanitárias.

Balanço apontou que o setor de alimentação lidera o ranking das denúncias.

Bancos e lotéricas também foram alvo de denúncias referentes ao descumprimento de regras de enfrentamento à Covid-19 Christyam de Lima/Avoice Um balanco do setor que fiscaliza o cumprimento das medidas que visam frear o avanço do coronavírus em Divinópolis, apontou nesta quinta-feira (7), que muitos moradores e comerciantes não têm seguido as regras básicas de proteção contra a doença.

Segundo o Executivo, 320 denúncias de descumprimento das normas foram apuradas até o momento.

Entre as denúnicas está a falta das máscaras e aglomerações.

Veja também: Prefeitura de Divinópolis apresenta decreto que regulamenta funcionamento de parte do comércio, indústrias e serviços 'Alô Corona' atende 748 ligações em um mês de funcionamento em Divinópolis Segundo o balanço divulgado pela Administração, o setor que lidera o ranking das denúncias é o de alimentação.

Supermercados, açougues, mercearias e padarias tiveram 164 registros.

Sobre o setor de indústria e confecção, foram 64 registros.

As unidades bancárias e lotéricas receberam 31 denúncias.

Drogarias, clínicas odontológicas e tabacarias também foram citadas no balanço com 16 denúncias no total.

Penalidades O decreto prevê que quem desrespeitar as medidas previstas no documento deverá ser advertido pela autoridade competente.

Além de o infrator ficar sujeito ao enquadramento no crime de propagação de doença contagiosa, nos termos do artigo 268 do Código Penal, está sujeito a: Advertência; Multa de um a 10 Unidades Padrão Fiscal do Município de Divinópolis (UPFMDs), sendo R$ 79,95 cada; Interdição do alvará; Fechamento compulsório do estabelecimento pelas autoridades competentes; Tabela de funcionamento do comércio em Divinópolis. Denúncias A central de atendimento "Alô Corona", foi desenvolvida pela Prefeitura de Divinópolis para esclarecer dúvidas relacionadas à Covid-19 e receber denúncias de descumprimento dos decretos.

Segundo o Executivo, até o início desta semana o setor havia recebido 748 ligações desde a implantação.

AppDivinópolis disponibiliza informações sobre o coronavírus e acesso a decretos municipais A Prefeitura conta, ainda, com o AppDivinópolis que também possibilita denúncias de descumprimento de decretos.

Cerca de 180 denúncias já foram feitas pelo AppDivinópolis, criado pela Diretoria de Infraestrutura e Desenvolvimento Tecnológico.

Segundo o diretor da pasta, Bruno Pereira, os descumprimentos das regras são monitorados pelas equipes da Prefeitura.

AppDivinópolis disponibiliza informações sobre o coronavírus Prefeitura de Divinópolis/Divulgação