Ação seria realizada neste sábado (9).

Prefeitura informou decisão foi da SES-MG.

G1 entrou em contato com secretaria.

Idosos foram os primeiros da campanha a receber a vacina Divulgação O Dia “D” de vacinação contra a Influenza A, que seria realizado neste sábado (9), em Itaúna, foi suspenso.

A Prefeitura informou nesta quinta (7) que suspendeu a ação por decisão da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG).

De acordo com o município, a imunização continuará sendo feita, mas com datas e horários previamente agendados.

O G1 entrou em contato com a SES-MG para saber o motivo pelo qual foi orientada a suspensão, mas até a última atualização desta matéria não teve retorno.

A campanha de 2020 contra a Influenza, conhecida também por gripe H1N1, foi adiantada neste ano devido a pandemia do coronavírus. No calendário normal a campanha começaria neste mês, mas desde março ela ocorre no país.

A medida, segundo o Ministério da Saúde, é uma forma de auxiliar os profissionais da área a descartarem influenza na triagem de casos para o coronavírus.

Grupo prioritário A última fase da campanha que começou neste mês, tem como alvo as crianças de seis meses a menores de seis anos, pessoas com mais de 55 anos, gestantes, mães no pós-parto (até 45 dias após o parto), população indígena e portadores de condições especiais.

A campanha seguirá até o dia 23 de maio, segundo o Ministério da Saúde.

Os primeiros a serem imunizados foram as pessoas com mais de 60 anos, trabalhadores da saúde e pessoas privadas de liberdade.